Blog

04.02.2023

Leio um artigo sobre o pintor e ceramista Manuel Cargaleiro. Na viagem  pelas suas memórias, recorda a amizade com o poeta Herberto Hélder que o visita na sua quinta de família. Achei interessante a descrição sobre HH: uma pessoa solitária, que gostava, por bons bocados, de passear só entre hortas e pomares. Penso nas almas…

In nativitate Domini

Comecemos pelo que o Natal não é. O Natal não é uma comemoração. Não lembramos um piedoso acontecimento passado, ocorrido há cerca de dois mil anos, localizado e datado na História, mas sem implicação ou consequências para hoje. No Natal não recordamos a figura histórica de Jesus, esse personagem encantador, esse ser humano excecional, admirado…

Advento e o riso de Sara

Olho para o advento como o tempo das promessas impossíveis ou o tempo dos escândalos: “Hão-de chegar a Sião com brados de alegria com eterna felicidade a iluminar-lhes o rosto”. As promessas de Deus acerca do futuro ultrapassam com à-vontade toda e qualquer utopia política. Deus promete um futuro de paz, de prosperidade, de entendimento.…

Podcast #1

“1984” – George Orwell Hoje ouvi um episódio áudio sobre o livro de George Orwell, 1984. Este episódio pertence ao podcast In our time:” Melvyn Bragg e os convidados discutem ideias, pessoas e acontecimentos que moldaram o nosso mundo”, ali leio. É o melhor podcast que ouçoGosto de receber informação interessante que corta os circuitos…

Pedir o incêndio

“É preciso pedir o incêndio”, disse-me, com o olhar meio perdido no chão que fitava, mas com o tom de voz de quem viu coisas. Como não poucas vezes sucedia com ela, eu estava consciente que algo de grave e fundo fora lançado para fora da alma. Queria perguntar, pedir uma explicação, mas sabia que…

Platitudes – XIII

1. A fé é da ordem do combate. Chega de antropologias semipelagianas. Chega de fazer cócegas ao cérebro. Este é o tempo de combate, noturno, permanente. Só uma coisa comoverá os nossos contemporâneos: círios acesos na noite, anjos que lutaram incansavelmente com Deus na noite. 2. Leio “Callista” do cardeal John Henry Newman. Callista é…

Trespassada pela espada

Memória de Nossa Senhora das Dores. Retenho a palavra de Simeão a Maria: “uma espada trespassará a tua alma”. Esta festa antigamente chamava-se as sete dores de Nossa Senhora. A figura venerada e tão querida aos cristãos teve uma vida em que a dor imperou, do princípio ao fim. Nada de glittering, de glamour, o…

Não chores

Jesus diz à viúva que acaba de perder o filho: “Não chores”.De que lugar vem esta injunção? A que profundidade ou de que aproximação ao amor é que esta ordem é dada? A partir de que lugar Jesus o faz? Será um voto piedoso, como quando o dizemos sem convicção? Será apenas para que o…

Do Senhor é a terra e o que nela existe

Que coisa diz esta frase? Melhor, o que diz esta frase-bomba?A Terra é o nosso mundo, todo ele é do Senhor, do Deus vivo. Mas… o que significa dizer que a terra é do Senhor? Significa que lhe pertence, que é sua propriedade? Significa dizer que ele, Deus, é o autor, aquele que o criou?Quando…

A carregar…

Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.


Follow My Blog

Get new content delivered directly to your inbox.