Enxurrada
Um breve apontamento deste dia. O pobre distraído sobe as escadas, mergulhado nos seus pensamentos, preso na estreita dimensão dos problemas e das tarefas do dia, tão chão quanto o chão que pisa. Levanta o olhar, encontra uma alma em sangue: “o meu pai morreu ontem”, disse-lhe ele. De repente, a frágil construção dos dias,…
Um exercício
Vejo cinco casas. Uma delas recebe luz da parede lateral. Na parte da frente da imagem uma árvore de pequeno porte, praticamente despida. Por cima da casa mais iluminada, uma outra árvore cheia de folhas que também recebe luz do mesmo lado que a casa. Duas das casas possuem chaminé. A imagem é noturna. Não…
“Não não mereço esta hora”
Não não mereço esta horaEu que todo o dia fui habitado por tantas vozesQue exerci o comércio num mercado de palavrasNão mereço este frio este cheiro tudo istoTão antigo como os meus olhosTalvez mesmo mais antigo que os meus olhos. Ruy Belo Um filósofo disse em tempos “chegamos sempre atrasados ao rosto do outro”, frase…
Thinking allowed!
No podcast que ou vi esta manhã, foi feita uma análise ao modo como aqueles que provêm das classes trabalhadoras e “ascendem” a uma carreira universitária, são discriminados. Também se refere a fenómeno da discriminação nas universidades “de elite” a partir de um trabalho de campo em quatro universidades, duas no Reino Unido e duas…
Um “coach” para o espírito
Ouço uma entrevista com o treinador do nadador medalhado Michael Phelps. Num livro que escreveu sobre o caminho para o sucesso, desenvolve aquilo que designa por “O método”: um conjunto de passos para atingir um objetivo, preferentemente um grande objetivo. Fico sempre com uma primeira impressão de culpa por não ter nada na minha vida…
A Arte e a Igreja
Li um artigo sobre as comemorações dos cinquenta anos da morte de Picasso. Aí se refere o carácter explosivo e torrencial da sua criatividade; os números absolutamente impressionantes das suas obras; a capacidade de renovação e inovação da arte que perseguiu. Sempre que leio coisas sobre artistas, vem-me à cabeça a pergunta: onde está a…
A hidden life (II)
Como se combate o mal quando o mal está por todo o lado? Como se mantém a convicção daquilo que é reto e certo e justo? Como pesar na balança essa crença com uma família que precisa de um pai? “Que fazer quando tudo arde?” (Eugénio de Andrade), quando todos capitulam, quando os argumentos do…
A Hidden Life (I)
Não é fácil ver este filme. De um lado a beleza espantosa da paisagem austríaca; a vida de uma família de agricultores passada no trabalho árduo mas sadio e feliz. Um pai que se recusa a prestar culto à grade Besta Apocalíptica, Adolf Hitler. Depois, e ainda vou nos começos, o ostracismo da pequena comunidade:…
Amma Sincletica disse:
Que sentido ou que verdade tem esta palavra hoje? Ela foi proferida há muitos séculos atrás por uma “mãe do deserto”, um dos exemplos de mulheres místicas numa época em que eram os homens quem ia para o deserto procurar a sua salvação, chorando arrependidos os seus pecados. Que “jornada do deserto” será esta? Refere-se…
“The scandal of holiness”
Às vezes pergunto-me qual deve ser a medida de aproximação relativamente à cultura na qual vivo, por contraposição à cultura cristã. É uma distinção um pouco falaciosa mas que não deixa de ter um fundo de verdade. Trata-se de dar uma medida e um peso ao binómio “cultura cristã e cultura profana”. Sempre me foi dito…
A carregar…
Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.
Follow My Blog
Get new content delivered directly to your inbox.