Come, be my light

Que posso dizer aos passantes?
Quando me sento, pelo fim da tarde, no meu banco junto à rua movimentada, procuro adivinhar o que se passará nessas vastas planícies que são a alma de cada um.
Cada passante carrega dentro de si as perguntas-grandes, as perguntas cuja respostas lhes são veladas a seus próprios olhos.
Não apenas as carregam, como as sofrem, como são atravessados por elas. Saberão eles que existir é ser balouçado pelo vento, ser levado daqui para acolá sem remissão? Nessas idas e vindas as perguntas-grandes permanecem.
Lá vão os passantes, carregando o peso de existir, procurando o lugar do repouso, tateando o regresso a casa. Observo-os: que se passará dentro, no lugar da alma? Que peso carregam? De onde vêm? De tempos imemoriais ou da jornada ora finda? Que consolo lhes é oferecido, que consolo procuram?
Que posso dizer eu aos passantes?
Aqui estou, sentada, os olhos cavados pela existência longa e atribulada. Que palavra lhes posso confiar, agora que dobro o cabo dos meus dias, eu que fiz já a viagem do regresso? Que desafogo, que certeza lhes posso oferecer para as perguntas-grandes que os maceram e vergam?
Toda a vida procurei o rochedo seguro, toda a minha vida foi caminho da desapropriação, o caminho da sede, o caminho do renascimento. E, nesta tarde de outono, bela, solarenga, enquanto os pássaros recolhem tranquilos aos ninhos, penso nos passantes.
Virá ainda, esta noite, o vento da consolação quando o sono é já consonante com a terra? Haverá alguma estrela que perdure e brilhe e guie? Espreitarão os olhos meigos do animal, convidando o coração à ternura perdida na infância? Oh, a serenidade da noite que apazigua as sedes, sossega todas as perguntas, antecipa a madrugada.
Quem sabe… talvez um dia possa dizer aos passantes acerca da palavra nova que vem do futuro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s