Poder e autoridade

Naquele tempo, Jesus chamou os doze Apóstolos e deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demónios e para curarem todas as doenças. Depois enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. E disse-lhes: «Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem alforge, nem pão, nem dinheiro, e não leveis duas túnicas. Quando entrardes em alguma casa, ficai nela até partirdes dali. Se alguns não vos receberem, ao sair dessa cidade, sacudi o pó dos vossos pés, como testemunho contra eles». Os Apóstolos partiram e foram de terra em terra a anunciar a boa nova e a realizar curas por toda a parte.

Evangelho segundo São Lucas 9,1-6.

A missão dos seguidores, neste ano de 2021 qual é, segundo este texto? Ter poder sobre os demónios, curar doenças, anunciar a boa nova, realizar curas.
Se há poder sobre os demónios é porque há pessoas possuídas. E há pessoas doentes, pessoas necessitadas de cura, pessoas dominadas por más notícias.
Portanto, este parece ser o cerne da mensagem de Jesus: uma terapêutica. Aproximar-se do caído, do doente e comunicar-lhe uma palavra nova, levantá-lo com um gesto.
Significa que, depois de viver este dia, me encontrei com pessoas doentes, necessitadas de cura? Terei visto pessoas possuídas pelo demónio?
Não sei.
O que eu sei, olhando para os meus semelhantes, é que vejo, cada vez de forma cristalina, que as pessoas andam sobrecarregadas por pesos invisíveis, por vezes até curvadas. Sei, de verdade segura, que há pessoas que se roubaram ou a quem roubaram a alegria. Ou a esperança. Ou que, em algum momento se consideraram definitivamente um caso perdido. Outras, carregam o peso insuportável do seu narcisismo… e que carga…
Antes da parafernália moral “deves/ não deves”, “podes/ não podes” jaz a pessoa, de alguma forma, em algum momento da sua história, caída à beira da estrada, ou a caminhar com alguma dificuldade, ou a respirar mal, ou enredada num labirinto.
Não precisamos ser cristãos para proferir a “palavra-que-alevanta” mas como cristãos podemos fazer um pedaço que seja em cada dia para nos tornarmos servidores no mister de aligeirar a carga deste e daquele.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s