Três pensamentos (II)

I
O que gosto na vida? Estar com pessoas à minha volta com quem me sinto em casa e que, todas, sem exceção me falam do que é mais belo e refrescante na vida. Pode ser o riso, o humor corrosivo, a bondade, o amor das pequenas coisas, a doçura, o espírito da infância, o amor da natureza, a alegria. O que amo no na vida? O sol, a música, a palavra, o símbolo, a metáfora, a manhã. Do que tenho medo? Chegar ao fim e não ter vivido, não me ter conseguido erguer acima das convenções, não ter sido verdadeiramente livre, antes subserviente aos ditames dos pensamentos pensados.


II
Há tempos, ao jantar ouvia uma conversa. Parte dela girou à volta de um tema que aparece recorrentemente. Não sei bem como designá-lo, talvez “os bem-sucedidos” (Christian Bobin designa-os como aqueles que vivem num mundo “impecavelmente liso”) pode ser uma possível designação: quem casou com quem, o emprego “de sonho”, as casas de A ou B, o dinheiro, sempre espreitando. Não diria que essas pessoas são necessariamente ávidas de prestígio social ou “greedy”. No entanto, conversas inócuas como esta são sintomáticas de uma certa maneira de ver o mundo. O evangelho propõe uma outra lógica – mais do que isso, propõe a subversão: ver o mundo, a história, o trabalho, as relações sociais, o poder, o dinheiro – em suma, tudo – a partir dos últimos.
Eu não sou mais que espectador de tudo isso, mas os meus olhos encher-se-ão de música e cor quando algum nervo que leve diretamente ao coração do mundo for tocado.


III
Li um artigo sobre Walt Whitman. Na fase final da sua vida, um rapaz, chamado Traubel, passava por lá todos os dias. Escreveu centenas de páginas. Consigo imaginá-lo, que passa e conversa e escreve. Que ritual delicado e significativo, num tempo em que o tempo passava devagar. “Traubel and Whitman could sit together in silence for long períods”. Ao fazer a “composição do lugar” alguma coisa em mim renasceu.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s