Palavra e silêncio

“Falámos só de coisas inúteis/ e o mundo inteiro se escondia.”

J. Tolentino Mendonça

Estava sentado debaixo de uma árvore. Cheguei-me junto dele. saudámo-nos. A manhã estava esplêndida. Senti aquilo que por vezes experimento quanto estou na natureza ou num lugar seguro: a proteção de um gigantesco e invisível útero materno que me defende de mim, do mundo.
Assim foi nessa manhã. Seria o parque deserto da presença humana, o vento morno e lento, entornado no meu corpo, a luz do sol tão meiga e matinal. Pensei como é verdade que o ser humano mais não é que um desamparado à procura de uma pátria. E, no entanto, pelo menos naquele pedaço do dia, era como se as sedes se apaziguassem.
Ali ficámos os dois, um ao lado do outro. Sem nos movermos, fruto do silêncio que descia sobre nós, fomo-nos aproximando, ainda que não trocássemos uma palavra. Um fenómeno estranho e difícil de traduzir… que se passa na alma humana, ou no encontro de duas almas, quando qualquer palavra está a mais, quando qualquer palavra mesmo a mais íntima e benfazeja, é barulho ruidoso na calma da manhã?
Ali sentados, que viagem estaríamos a fazer, que comunicação acontecia quando, afinal de contas, duas pessoas apenas estavam sentadas e caladas, uma ao lado da outra?
Lembrei-me de uma citação de uma peça de Shakespeare: “Palavras, palavras, palavras”. Três vezes proferida… é como se dissesse: há palavras a mais no teu dia, no comércio das relações humanas, na tua mente, no teu coração. A palavra que esconde, que atira poeira para o ar. A palavra-biombo onde se pratica o ocultamento do ser.


Para lá das ideias de transgressão e de retidão, há um campo. Encontrar-te-ei lá.” (Rumi). Parafraseando: Para lá do exército das palavras inúteis há um campo: encontrar-te-ei lá, o lugar do desocultamento do ser.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s