Nobreza de espírito

Há algum tempo atrás, li um livro cujo título despertara o meu interesse e a minha curiosidade: “Nobreza de espírito: um ideal esquecido”. Intuitivamente, calculei que estivesse relacionado com a perda de valores e atitudes que associamos ao ideal da cavalaria ou do gentleman ou da pessoa de carácter: a retidão, a verdade, a educação, o gosto pela beleza, pela cultura, pelo desporto, pela natureza, pela harmonia. E este tema correspondia ao que venho sentindo: de forma difusa, insidiosa e pervasiva a nossa sociedade vem-se afastando desse ideal de nobreza. Cada vez mais nos estamos a nivelar “por baixo”. Esse nivelamento revela-se na grosseria e falta de educação; na preocupação exclusiva com os meus interesses, o meu umbigo, o meu quintal, a minha vida, a minha carreira. Os programas escolares vão sendo menos ambiciosos; vamos abandonando obras de referência do nosso património cultural, perde-se a distinção entre público e privado, entre formal e informal, entre verdadeiro e falso. É o reino do “eu tou bem, tu também tá bem, todo o mundo aqui tá bem”.

Vivemos tempos de erosão ainda que invisível. Não partilho da crença positivista que a História caminha inevitavelmente de um menos para um mais. Tivemos no passado civilizações brilhantes que cresceram, tiveram o seu apogeu e entraram em declínio. Não partilho do otimismo pueril que considera que o que somos individualmente e como coletividade funciona em auto piloto. Pelo contrário: estamos em plano inclinado e, se não pedalarmos, a nossa bicicleta andará para trás.

 O ser humano tem uma vocação mais alta: ser o melhor de si mesmo em todas as áreas ,tendo como força motriz a procura do Bom, do Belo e do Verdadeiro.  

https://www.instagram.com/ohospedeignorado/

https://facebook.com/ohospedeignorado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s