Cuidar do espírito

O que é cuidar do espírito? Reconhecer que cada um de nós tem uma vida espiritual para lá da nossa vida, digamos, “animal”. Ter uma vida espiritual não significa imediata e diretamente ter uma vida religiosa. Significa em primeiro lugar, reconhecer que a nossa vida necessita de algo mais do que as nossas necessidades mais imediatas pedem.
Alimentamos o espírito como? Com uma boa conversa com um amigo: quando falamos de nós mesmos, quando percebemos que somos escutados e aceites; quando caminhamos na natureza e “bebemos” essa experiência, de tal forma que algo no nosso interior é tocado e sentimos uma comoção; quando lemos um livro com calma e atenção e o que o lemos nos desloca e movimenta no nosso entendimento do mundo; quando estremecemos ao ouvir música e quereríamos exprimir em palavras o que sentimos e sabemos ser impossível; quando visitamos uma exposição; quando ficamos abismados pela heroicidade desta ou daquela vida.
Porque será que muitas vezes não é assim? Talvez tenha a ver com a educação que tivemos ou não tivemos. Se fomos iniciados a encontrar a beleza à nossa volta, se o silêncio cresceu juntamente connosco, se encontrámos refúgio ou consolação na leitura. Talvez as condições da própria vida: dureza, dificuldades, o luto, uma vida acelerada.
Quem sabe, porque vivemos à janela da nossa casa e não conhecemos nem cuidamos do interior da nossa casa. Não sabemos como regressar a uma casa que, afinal de contas, é nossa.

O poeta José Tolentino Mendonça tem um verso-fulgor: “A que distância deixaste o coração?”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s