What I be project

Este site é o resultado de um projeto iniciado por um fotógrafo norte-americano, Steve Rosenfield que nos explica a sua missão:

O “What I Be project” é uma experiência social transformada no que é agora um movimento global sobre honestidade e empoderamento. Na sociedade de hoje, é-nos dito frequentemente que devemos olhar ou agir de uma certa forma. Se divergimos destes “padrões”, somos frequentemente julgados, ridicularizados, intimidados e por vezes até mortos por causa deles. Comecei este projecto na esperança de abrir linhas de comunicação, e de ajudar todos a aceitar a diversidade com mente e coração abertos e dar poder àqueles que sentem que sofrem por algo que podem ver como uma falha.

O autor convoca e convida pessoas de diferentes idades e latitudes: cada uma partilha uma experiência do passado, uma dor que carrega consigo, uma vulnerabilidade que procura esconder. Numa sessão fotográfica deixa que a palavra ou expressão que resume a sua ferida, fique escrita no seu rosto, nos seus braços ou mãos. Embora não apareça nas fotografias , a realidade subjacente resume-se na frase “Eu não sou…” a minha dor, este defeito físico, esta relação terminada, etc…

Que projeto interessante e ao mesmo tempo forte: nas palavras e frases retratadas estão experiências humanas muito delicadas e algumas extremamente dolorosas como se pode ver nas fotos: http://whatibeproject.com/

Em contracorrente com a paranoia de querer ser belo-e-bom-e-forte-e-grande-e-deus e sei lá mais o quê, este projeto afirma que não podemos contruir relações se não começamos pela partilha da nossa vulnerabilidade. Como diz o lema do projeto: “Building security through insecurities“.

So it may may be.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s